Durante visita oficial a Washington, o senador Marcos Pontes (PL-SP) declarou que a aplicação da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não pode ser usada como moeda de troca para interferir no processo judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em coletiva nesta quarta-feira (30), Pontes, que foi ministro da Ciência e Tecnologia no governo Bolsonaro, defendeu que as discussões econômicas não devem ser misturadas com temas políticos e jurídicos. A comitiva de oito senadores brasileiros esteve nos EUA desde segunda-feira (28) para tentar abrir diálogo com parlamentares e empresários norte-americanos sobre o impacto da medida.
A tarifa, anunciada por Donald Trump, está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. O republicano relacionou a decisão ao que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe em 2022.
O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, também participou da coletiva e disse que o presidente Lula está disposto a dialogar com Trump, mas que não há controle sobre decisões do Judiciário brasileiro. Lula reafirmou ao jornal The New York Times que trata o tema com seriedade, mas sem submissão.
Foto: Creative Commons
Fonte: O TEMPO
#marcospontes #tarifaço #eua #bolsonaro #trump #senado #políticainternacional #economia #brasilnosestadosunidos