Os moradores do bairro São José, em Matozinhos, estão cada dia que passa com as ruas em situação mais crítica. A cada chuva, o acesso ao bairro fica ainda mais complicado, o que dificulta, inclusive, o direito de ir e vir do cidadão.
Na rua 10, que é uma das principais da comunidade, as imagens impressionam. “O acesso está comprometido por conta da lama e dos buracos. Agora também com esgoto a céu aberto”, reclamou Patrícia Santiago, moradora do bairro.
Já na rua 5 (vídeo abaixo), é quase impossível caracterizar o espaço como via pública. O asfalto ou calçamento dá lugar a enormes buracos.
A falta de infraestrutura básica do bairro São José é um problema antigo, que inclusive está na Justiça, pois a Prefeitura quer que o empreendedor (quem vendeu os lotes) arque com o serviço. No entanto, a cada chuva o bairro “afunda nestes problemas”. Um paliativo até chegou a ser feito neste ano pelo Governo Municipal, mas não resolveu muita coisa e parte do que foi feito foi levado pela enxurrada.
“É uma situação triste! Infelizmente, quando chove o carro não sobe o morro, e para descer está atolando. Minha filha não está nem indo para aula, pois não tem como levá-la Precisamos de uma solução. Está desgastante e impraticável tudo isso”, completou a moradora.
RESPOSTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Matozinhos tem conhecimento da precariedade de algumas vias dos Bairros São José e São Paulo que demandam grandes investimentos em infraestrutura, obras que deveriam ter sido realizadas pelo loteador, por força da Lei Federal, e que não foram. Sendo, portanto, objeto de ação judicial que o Ministério Público move contra a Imobiliária, impedindo o município de aplicar recursos públicos enquanto a ação não for julgada.
A Prefeitura de Matozinhos tem realizado intervenções possíveis, para amenizar algumas situações como a limpeza das ruas e protegendo o piso com bica corrida, até que o serviço adequado de drenagem e cobertura asfáltica seja realizado.