Nesta segunda-feira (01), Matozinhos comemora seu octogésimo aniversário como município, um marco desde sua elevação em 1944. Entretanto, a verdadeira raiz histórica remonta a 23 de agosto de 1823, quando o povoado foi elevado à categoria de freguesia, comemorando assim 200 anos em 2023.
Os primeiros habitantes foram remanescentes da bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco, que se estabeleceram na região onde Matozinhos está hoje. A região, anteriormente habitada por indígenas, testemunhou a formação do povoado ao redor da capela do Senhor Bom Jesus, tornando-se o padroeiro da cidade.
Em 1823, o povoado foi elevado à freguesia, denominado “Freguesia do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos”, passando por diferentes jurisdições até se tornar município em 1944. Sua importância cresceu com a inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil, impulsionando o desenvolvimento, como a instalação da primeira fábrica de tecidos de lã em Minas Gerais, em 1908.
Matozinhos destaca-se por sua riqueza arqueológica e espeleológica, apresentando atrações como as grutas “Cerca Grande”, “Poções” e “Ballet”, esta última abrigando o “Ritual de Fecundidade”. Construções antigas, como a igrejinha de São José do século XVIII, e a Fazenda da Jaguara, são tesouros históricos.
Filhos ilustres como Bento Gonçalves, Caio Martins, e Agripa de Vasconcelos contribuíram para a rica história da cidade. As tradições, como cavalgadas, Jubileu do Senhor Bom Jesus, congados e folia de reis, continuam a marcar a cultura local.
Foto: Hudson Melo