fbpx

MATOZINHOS: Conferência de Saúde Mental aprova propostas para garantia de direitos e liberdade

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Conselho Municipal de Saúde de Matozinhos (CMS), em conjunto com a Coordenação de Saúde Mental e Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, realizou nesta quinta-feira (28) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Matozinhos (1ª CMSM), sendo a primeira etapa para a V Conferência Nacional de Saúde Mental.

No total, foram aprovadas nos quatro grupos, 21 propostas em âmbito municipal, sendo retiradas 12 propostas prioritárias de abrangência Estadual e 08 em âmbito nacional. Ainda foram escolhidos os delegados para representar o município na etapa macrorregional.

Os eixos discutidos foram: I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; II – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Um dos pontos altos da conferência foi apresentado pela Psicóloga do Ambulatório Adulto, Érica Diniz, que ministrou a palestra com o tema: “Histórico, desafios e realidades”. A psicóloga mostrou um vídeo sobre o manicômio de Barbacena que ficou conhecido como o “holocausto brasileiro”: “As pessoas eram enviadas por vários motivos. Eram alcoólatras, prostitutas, homossexuais, epiléticos, mães solteiras, até esposas substituídas por uma amante, supostas escórias sociais que suas famílias ou a polícia enviavam em trens que ficou conhecido como ‘trem de doido’”.

sicóloga do Ambulatório Adulto, Érica Diniz

Conforme a resolução do Conselho Nacional de Saúde, o conselho municipal deverá desenvolver atividades de monitoramento e devolutivas das deliberações aprovadas na conferência municipal. “Para que as políticas públicas sejam efetivas, o acompanhamento do controle social é fundamental”, afirmou o presidente do CMS, Magno Balbino.

A V Conferência Estadual de Saúde Mental (V CESM-MG) será realizada de 19 a 21 de maio, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

Vídeo Barbacena:
https://www.youtube.com/watch?v=3u4niaBUveU

Encontre uma reportagem