O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (18) um alerta de “perigo potencial” para 338 municípios mineiros devido à baixa umidade do ar. Entre as cidades que estão na lista estão Matozinhos, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e outras da região central do estado.
De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, o que pode trazer riscos à saúde da população e aumentar as chances de ocorrência de incêndios florestais. O alerta segue válido até as 19h de hoje.
Além dos municípios da região metropolitana, como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Lagoa Santa, Vespasiano, Confins e Ribeirão das Neves, outras centenas de cidades no interior de Minas também estão incluídas no comunicado.
O Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas para minimizar os efeitos da baixa umidade. Entre as orientações estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas durante os períodos mais secos do dia e reduzir a exposição ao sol nos horários de maior calor. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Crédito da foto: Agência Brasil