Matozinhos viveu, neste sábado (12), uma manhã marcada por empatia, inclusão e muita alegria durante a 3ª Caminhada de Conscientização ao Dia Mundial do Autismo. O evento, que reuniu dezenas de participantes, teve início às 9h, na Praça do Senhor Bom Jesus, e seguiu em caminhada até a rua em frente ao Palácio da Cultura, onde diversas atividades foram realizadas.
O grupo seguiu em caminhada pelas ruas da cidade, levando faixas, balões e mensagens de respeito à diversidade e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Já no ponto de chegada, os participantes foram recebidos com uma emocionante roda de capoeira apresentada pelos usuários da APAE de Matozinhos, acompanhados pelo oficineiro Jânio Tanaka. A apresentação arrancou aplausos do público e emocionou os familiares presentes.
Durante toda a manhã, a rua em frente ao Palácio da Cultura se transformou em um grande espaço de convivência e diversão. Oficinas de suculentas, pintura facial, bolinhas de sabão, tattoo temporária, cantinhos de leitura e artes, brinquedos infláveis, pipoca, picolé e algodão doce fizeram a alegria das crianças. O “Carro Pipinha” da Copasa também esteve presente, garantindo água gelada para todos.
A ação foi promovida pelo Grupo de Apoio de Familiares de Pessoas com Deficiências de Matozinhos, Mocambeiro e Capim Branco, com o objetivo de dar visibilidade à causa do autismo e reforçar a importância da inclusão social.
O tema sobre o autismo em Matozinhos foi defendido pela ex-Vereadora Marli Vale, que tem projetos aprovados na cidade.

















