Propostas serão desenvolvidas para as três esferas de governo, municipal, estadual e federal e acompanhadas pelos respectivos conselhos para implementação.
No próximo dia 28 (abril) será realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Matozinhos, sendo a primeira etapa de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), maior evento participativo da área no Brasil, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esse é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O tema da 5ª CNSM é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O eixo principal é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. A última conferência nacional da área foi realizada em 2010, ou seja, há mais de 10 anos.
A etapa matozinhense foi convocada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e será coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Matozinhos com o objetivo de discutir o tema e seus respectivos eixos, construindo propostas a nível municipal, estadual e federal. “É uma grande oportunidade de aprimorar políticas públicas da Saúde Mental em todas as instâncias de governo”, disse Evelin Pedras, responsável pelo CAPS. As propostas aprovadas deverão ser acompanhadas pelo conselho municipal para garantir a implementação.
A Conferência Municipal de Saúde Mental (CMSM) terá início às 8 horas da manhã no teatro do Palácio da Cultura com credenciamento, palestras, trabalho em grupos e plenária final para aprovação das propostas.
Para melhor organização, faça sua inscrição pelo link abaixo:
https://forms.gle/77NwQ7hZZFeq21cW8