sábado, 13 de abril de 2024

Contato

Matozinhos realizou mais de 6 mil atendimentos de saúde entre janeiro e março de 2024

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O crescimento dos casos de dengue alavancou as estatísticas da doença de forma antecipada, em 2024. O aumento que era registrado no Brasil, no final de março e começo de abril, teve um pico considerável entre janeiro a março, neste ano.

Ao compararmos os registros de atendimento da UPA em casos de dengue, no mesmo período, nos anos de 2023 e 2024, nos deparamos com a entrada de 79 pacientes no primeiro ano e 1686 no segundo ano de referência. Uma alta que corresponde a 2034%.
Com tantas pessoas doentes com sintomas sugestivos de dengue, chikungunya e zika, a Secretaria Municipal de Saúde teve que adaptar o atendimento para absorver esse público, que passou a superlotar as unidades assistenciais, principalmente a UPA 24h.

As UBSs Central e Cruzeiro foram os pontos de apoio, exclusivos para esses casos, neste período de crise, tendo o horário estendido entre às 16h às 19h, de segunda a sábado, para dar suporte e desafogar a UPA. Os números mostram que entre 23/01 a 31/03, a UBS Central realizou 2.374 atendimentos, sendo que o maior volume assistencial da unidade foi no dia 14/02, (quarta-feira de cinzas), com 160 pessoas acolhidas no plantão.

Já a UBS Cruzeiro, entre 23/01 a 09/02, realizou 195 atendimentos. Com a alta demanda e necessidade de diagnósticos, o Laboratório Municipal também foi um auxílio importante ao ampliar o horário de funcionamento, para coleta exclusiva de sorologia de dengue e Chikungunya, totalizando 2050 atendimentos de pacientes.
Os registros assustam diante do surto da doença neste ano. De acordo com o Ministério da Saúde a situação se agravou devido ao aumento das chuvas, das altas temperaturas e mudanças climáticas produzidas pelo El Niño.

O cenário ainda não está controlado, apesar de começar apontar uma queda do número de casos. Contudo, exaltamos o trabalho da equipe da saúde de Matozinhos, que se empenhou para oferecer o melhor suporte de atendimento à população. Foram dias desgastantes para todos, mas o profissionalismo e dedicação, mais uma vez, merecem reconhecimento pelos cuidados e acolhimento dos doentes na nossa comunidade. A Prefeitura agradece o envolvimento de seus servidores nesta batalha contra a dengue!

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.