O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso na manhã desta sexta-feira (13) em Brasília, conforme apuração da TV Globo junto a investigadores.
A prisão ocorre no âmbito de uma investigação da Polícia Federal que apura tentativa de evasão do país. Mais cedo, também foi preso o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, suspeito de envolvimento no mesmo caso, como revelou o blog da jornalista Andréia Sadi.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF), há indícios de que Gilson Machado tentou obter um passaporte português para Mauro Cid. O objetivo seria facilitar a saída de Cid do Brasil.
Cid, Bolsonaro e outros 29 investigados já são réus em ação que trata de uma suposta tentativa de golpe de Estado, que, segundo a PGR, visava manter Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a PF, Gilson Machado teria feito contato com o Consulado de Portugal em Recife (PE), em maio de 2025, na tentativa de conseguir o documento. Ainda segundo os investigadores, arquivos encontrados no celular de Cid indicam que ele já buscava a cidadania portuguesa desde janeiro de 2023.
Foto: Gustavo Moreno/STF
Fonte: TV Globo
#MauroCid #GilsonMachado #Bolsonaro #PolíciaFederal #PassaportePortuguês #GolpeDeEstado #PF #PGR #Brasil #Política
















