Médica aponta danos ao fígado, coração e pâncreas por excesso de bebida alcoólica; homem morreu após ingerir 13 copos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um homem de 36 anos morreu após ingerir 13 copos de bebida alcoólica de uma só vez durante uma aposta feita com amigos em um bar no interior da Bahia. O caso aconteceu na manhã de um domingo, quando ele e outros três colegas estavam reunidos no local. Um dos presentes propôs o desafio: quem conseguisse beber 13 copos de bebida alcoólica ganharia uma garrafa. Apenas uma pessoa aceitou e concluiu a aposta. Os demais desistiram após consumir quatro e seis copos.

Logo após terminar a última dose, o homem se levantou e caminhou até a rua, mas caiu sobre o gramado. Os amigos imaginaram que ele estivesse apenas dormindo. No entanto, uma pessoa que passava percebeu que ele espumava pela boca e acionou o socorro. Na Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a equipe médica realizou procedimentos de glicose e reanimação, mas o paciente não resistiu. Os outros dois envolvidos na aposta também foram levados ao hospital e, após atendimento, foram liberados.

Especialistas alertam que não há uma quantidade segura para o consumo de álcool. A ingestão em grandes volumes e em pouco tempo pode causar intoxicação aguda, levando à desorientação, náuseas, perda de memória, dificuldade para falar, caminhar, coma e até à morte. A médica hepatologista ouvida sobre o caso ressaltou que o álcool afeta não só o fígado, mas também o pâncreas, coração e sistema nervoso. Além disso, o consumo excessivo está relacionado ao aumento da pressão arterial, risco de AVC e desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Segundo relatos da família, o homem já enfrentava dificuldades com o uso de álcool. Ele deixou filhos e uma companheira grávida. O sepultamento foi realizado no dia seguinte à morte, deixando a comunidade consternada. O episódio serve de alerta para os perigos do consumo exagerado e da banalização de práticas que colocam a vida em risco.

Encontre uma reportagem