Menos de 30% do público-alvo foi vacinado contra gripe em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Passados 50 dias desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, apenas 28,6% do público-alvo total foi imunizado em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Diante da baixa cobertura vacinal, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, fez um apelo nesta segunda-feira (31) para que as pessoas que integram os grupos prioritários busquem os postos e garantam a proteção contra a gripe.

“É importante que a população entenda que a gripe também é uma doença que pode matar. Ela tem uma letalidade menor, mas pode ter gravidade e levar à morte. Então, a população tem que ir aos postos de saúde e tomar a vacina”, afirmou.

De acordo com a SES-MG, 8.433.958 pessoas compõem o público-alvo das três etapas da campanha e menos de 30% foram vacinadas. A meta é imunizar pelo menos 90% até o fim da ação, previsto para 9 de julho.

Atualmente, está em andamento a segunda etapa, voltada para professores e idosos. A primeira fase era destinada a gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e povos indígenas – quem integra estes grupos e não se vacinou ainda pode procurar os postos de saúde.

A SES-MG ressalta que a imunização contra a gripe visa reduzir complicações, internações e óbitos pela doença e é muito importante para evitar a sobrecarga dos hospitais, neste momento de alta demanda por pacientes com Covid-19.

Por questões de segurança, as pessoas devem respeitar um intervalo de 14 dias entre as vacinas contra o coronavírus e a influenza.

Encontre uma reportagem