Mercadinho de Natal traz para Lagoa Santa a magia de papai Noel

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Falar de Lagoa Santa, cidade mineira que integra a Rota das Grutas e distante cerca de 33 quilômetros de Belo Horizonte, é falar do arqueólogo dinamarquês Peter Lund, que revolucionou a espeleologia (estudo das cavernas) e morou na cidade no século 19. Fico imaginando o que ele diria (se estivesse vivo) ao visitar a 1ª edição do Mercadinho de Natal, similar aos mercadinhos natalinos de sua terra: “revivo aqui a magia natalina na variedade indescritível de produtos originais, artesanais e orgânicos. Vejo aqui a pureza da sustentabilidade como reaproveitamento de madeiras, garrafas, tecidos que viram objetos de arte. O evento, em prol de ações sociais, é a pura magia do Natal”. 

Inspirado no Marché de Noël, tradicional mercadinho natalino europeu, o Mercadinho de Natal chega nesta sexta-feira (18/11) e sábado (19/11) em Lagoa Santa. A casinha rosada, localizada no número 1732 na avenida Getúlio Vargas (orla da Lagoa Central), será a moradia de Papai Noel. Dentro dela, aprendizes do bom-velhinho –  designers, artesãos, confeiteiros, padeiros, artistas, cantores, doceiras e tantos outros – darão as boas-vindas aos visitantes. E o melhor, a entrada ao evento é gratuita e pet friendly.

“A proposta é transformar a charmosa casa em um espaço cultural lúdico e oferecer, além de presentes, um local de encontro que reúne gastronomia, música e o encanto do Natal. A presença de integrantes da Rota das Doceiras (que faz parte do patrimônio imaterial de Lagoa Santa) é um doce presentão daqueles”, vibra o artista plástico Aluízio Figueiredo. É ele quem abre as portas da sua loja-ateliê para a realização do evento.

“Estamos instalados em uma casa na orla, em estilo inglês, que tem muita história para contar. Será aqui que faremos a primeira edição do Mercadinho de Natal com a presença de artistas e artesãos da região. Queremos trazer para esta cidade encantadora, o modelo de negócios comuns na Europa. São produtos genuinamente artesanais, feitos a mão por designers criativos”, comenta Aluízio. 

A organização do evento fica a cargo da produtora Silvinha Lacerda, da Lusco Fusco Produções. Com anos de experiência na realização de eventos na cidade, Silvinha fomenta a cultura e realização de eventos focados em economia criativa, sustentável e social em Lagoa Santa e região. 

PROJETOS SOCIAIS

A programação cultural terá a participação de jovens talentos da Casa Sr. Tito, de Lagoa Santa. A Banda Flow Dreams é composta por educandos da instituição social e trará um repertório incrível e bem animado na noite de sexta-feira dia 18/11.No repertório, músicas brasileiras e também internacionais. Para quem não conhece, a Casa Sr. Tito tem um projeto social para crianças, adolescentes e mulheres dos bairros Palmital e Vila Fagundes. É dentro dessa casa (e fora também!) que acontecem as atividades do Grupo Escola Amizade e Amor (GEAA). Lá eles oferecem oficinas socioeducativas, além de atendimento psicológico e assistência social, iniciativas de inclusão digital e preparação profissional para geração de renda.E seu nome carrega a importância de quem concebeu e construiu a organização: Lívio Mucio Conrado Silva, o Sr. Tito. 

Contato – (31) 3689 – 0380

Instagram: @casasrtito/ 

Fonte: Estado de Minas.

Encontre uma reportagem