Mercado Livre, iFood, Banco do Brasil: apps têm instabilidade em dia de apagão da Amazon

Por Dentro De Tudo:

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Na segunda-feira, 20 de outubro de 2025, diversos aplicativos e serviços, incluindo Mercado Livre, iFood e Banco do Brasil, enfrentaram instabilidades em função de uma falha global na Amazon Web Services (AWS), o serviço de computação em nuvem da Amazon, que impactou sites e aplicativos ao redor do mundo. Embora parte das plataformas afetadas no Brasil utilize a infraestrutura da Amazon, nem todas são clientes diretas da empresa, o que impossibilita confirmar que todos os problemas estão diretamente relacionados à falha da AWS.

A Amazon Web Services, que inicialmente foi criada para atender às necessidades internas da própria Amazon, hoje disponibiliza serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial, competindo com empresas como Azure (Microsoft), Google Cloud, Oracle e IBM. Entre os serviços digitais que apresentaram instabilidade estão também aplicativos de pagamento, entretenimento, e-commerce e marketplaces, de acordo com o site Downdetector.

Além dos aplicativos mencionados, outras ferramentas digitais, como Duolingo, Canva, Snapchat, Fortnite e Zoom, foram afetadas globalmente pela falha, segundo informações da Reuters. O problema começou a ser identificado pela Amazon por volta das 4h11 da manhã (horário de Brasília), quando a companhia anunciou que estava investigando o aumento nas taxas de erro e latência em vários de seus serviços. A situação começou a se normalizar por volta das 8h, mas algumas soluções da AWS continuaram a apresentar instabilidade. Perto das 14h, as reclamações sobre problemas na AWS começaram a crescer novamente no Downdetector.

A lista de serviços afetados incluiu instituições financeiras como o Banco Central do Brasil, Pix, Banco Pan, Mercado Pago e PicPay, além de e-commerces como Mercado Livre, Amazon e OLX. Aplicativos de delivery e bem-estar, como iFood e Wellhub, também enfrentaram dificuldades, assim como empresas de telecomunicações e mídia, como Claro e UOL. Ferramentas digitais de produtividade, incluindo Canva e Zoom, e plataformas de entretenimento e redes sociais, como Pinterest e Roblox, também foram impactadas.

Crédito da foto: REUTERS/Anushree Fadnavis/Foto de arquivo. Fonte: g1.

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