Um estudo realizado na Finlândia revelou uma possível relação entre o mês de nascimento das pessoas e a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma. Publicada na revista “Clinical and Translational Allergy”, a pesquisa analisou dados de 74.868 pessoas que buscaram atendimento médico em Helsinque entre 2005 e 2019.
Os resultados indicam que indivíduos nascidos durante o verão finlandês têm uma menor predisposição a alergias respiratórias em comparação com aqueles nascidos em outras estações do ano. A prevalência de asma, por exemplo, foi de 43,1% entre os nascidos no inverno, 42,1% na primavera, 42,7% no outono, e apenas 41,1% no verão. No caso da rinite alérgica, 12,6% dos nascidos no inverno apresentaram a condição, em comparação com 10,7% dos nascidos no verão.
A pesquisa, liderada pela professora Sanna Salmi, da Universidade do Leste da Finlândia, sugere que fatores como a variação sazonal dos níveis de luz solar, o metabolismo da vitamina D, vegetação específica e poluição do ar podem influenciar as respostas imunológicas e, consequentemente, o risco de desenvolver rinite alérgica.
Esses achados corroboram com estudos anteriores que também indicaram uma maior incidência de asma entre aqueles nascidos no inverno ou na primavera.
Fonte da reportagem: O Tempo
Fonte da foto: Pixabay / Imagem ilustrativa