O mês de setembro inicia com previsão de forte elevação das temperaturas em praticamente todo o Brasil. Segundo a Climatempo, cidades do Centro-Oeste, Pará, Tocantins e interior do Nordeste poderão registrar marcas próximas ou até acima dos 40°C nos próximos dias.
No Sudeste, áreas do norte e oeste de Minas Gerais e de São Paulo devem alcançar entre 34°C e 37°C. Já no Paraná, as temperaturas podem variar de 34°C a 36°C no noroeste do estado. Em São Paulo (capital), os termômetros devem superar os 30°C a partir da próxima quarta-feira.
O aumento do calor está relacionado à ausência de ar polar e ao predomínio de ventos quentes vindos do Norte, que dificultam a entrada de frentes frias no interior do país. Com o tempo seco e pouca nebulosidade, o sol forte deve predominar em grande parte do território nacional.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar deve cair bastante, ficando entre 21% e 30% em amplas áreas do Centro-Oeste, Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e até do Paraná. Em alguns pontos, pode ficar abaixo de 20%, exigindo atenção redobrada com a saúde e risco de queimadas.
Enquanto isso, a chuva ficará concentrada no extremo Sul, com risco de tempestades especialmente no Rio Grande do Sul. Haverá também pancadas frequentes na faixa leste do Nordeste e nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.
Na sexta-feira (29), a cidade de Diamantino (MT) registrou 39,9°C, a maior temperatura do país. No Tocantins, Palmas bateu recorde do ano, com máxima de 39,6°C.
Foto: Getty Images
Fonte: Climatempo