Uma parceria entre a Meta e a Amazon Web Services quer capacitar 50 mil brasileiros em tecnologia nas áreas de nuvem, marketing digital e metaverso gratuitamente até 2023. Inicialmente, a ação inclui os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Amazonas.
A prioridade é atrair ex-alunos de escolas públicas, mulheres, pessoas pretas e indivíduos LGBTQIA+. Para participar, é preciso ter feito o ensino médio em escola pública e morar em uma das 17 cidades onde a escola profissional Proz Educação tem unidades físicas ou parcerias locais. Os interessados devem se inscrever aquipara solicitar uma vaga.
O programa terá duas fases. A primeira, que começa em 20 de agosto, quer qualificar 25 mil estudantes nos fundamentos da nuvem AWS. Os outros 25 mil terão acesso a cursos básicos gratuitos de realidade aumentada e marketing digital na plataforma Blueprint, da Meta.
Segunda fase
Entre os alunos que terminarem o treinamento inicial e demonstrarem interesse em trabalhar com essas tecnologias, 2 mil serão selecionados para a segunda fase. Os escolhidos vão estudar Introdução à Programação para aprender habilidades técnicas voltadas a programação em Javascript, introdução a web services, Node JS e bancos de dados.
Depois disso, os participantes serão divididos em dois grupos. Metade vai se especializar em computação em nuvem e participar do curso preparatório para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner. Os outros mil terão treinamento avançado em marketing digital e tecnologias para metaverso, bem como vão se preparar para obter certificações da plataforma do Meta Blueprint.
As certificações serão oferecidas gratuitamente para metade dos classificados, de acordo com o desempenho no curso. Além disso, todos aprenderão a criar currículos e serão preparados para entrevistas de emprego. Os estudantes serão apresentados a oportunidades de emprego em empresas clientes e parceiras da AWS e da Meta.