Os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (Timss), divulgados nesta quarta-feira (4/12), indicam que, no Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como tabuada e interpretação de gráficos simples. A média do Brasil em matemática foi de 400 pontos, significativamente abaixo da média global de 503 pontos, colocando o país entre os últimos em termos de desempenho. No 8º ano, mais de 60% dos alunos não alcançaram nem o nível mais baixo esperado na escala, apresentando dificuldades até com formas geométricas simples e gráficos.
Em ciências, o Brasil obteve um desempenho um pouco melhor. Embora 39% dos alunos do 4º ano não dominem conhecimentos básicos sobre plantas, animais e meio ambiente, a média geral foi de 425 pontos. No 8º ano, 42% dos alunos não conseguiram responder corretamente a questões sobre células, tecidos e órgãos, ou distinguir reações químicas de físicas, com a média geral sendo de 420 pontos. Essas notas colocam o país atrás de diversas nações, incluindo o Irã, Chile e Malásia.