fbpx

MG ainda não tem protocolo para retorno às aulas presenciais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais ainda não tem protocolo definido para o retorno das escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Na quarta, o Ministério da Educação apresentou uma série de recomendações para a volta às aulas presenciais nas universidades federais.

A pasta informou que está realizando estudos e discussões com entidades educativas que auxiliarão na formulação de protocolos para a retomada das atividades escolares presenciais. Uma reunião do Conselho Estadual de Educação está agendada para esta sexta-feira (3), mas o protocolo ainda não foi oficialmente inserido na pauta.

As aulas só poderão ser retomadas depois que houver permissão do Comitê Extraordinário Covid-19, no momento em que a epidemia estiver controlada, mas o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) defende que o protocolo para o retorno às aulas já seja apresentado pelas autoridades, para que as instituições possam se preparar para receber os alunos de maneira segura.

O certo é que nenhuma instituição, particular ou pública, poderá retomar as atividades antes de uma permissão das autoridades de saúde. A convenção coletiva assinada entre escolas e professores garante que as aulas só poderão voltar a ser presenciais no momento em que houver segurança para profissionais e alunos. A instituição que desrespeitar o acordo poderá ser acionada na Justiça ou perder o alvará de funcionamento, de acordo com o Sinep. 

Encontre uma reportagem