Estão abertas as inscrições para quem deseja ser mesário voluntário nas eleições de 2022. Em Minas Gerais, cerca de 190 mil a 200 mil mesários vão atuar nas mais de 40 mil seções eleitorais.
A inscrição pode ser feita na página Mesário no site do TRE ou pelo aplicativo e-Título. Não há data-limite, mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o prazo da comunicação da convocação da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano vai até 3 de agosto, essa data acaba sendo um marco temporal para trabalhar nas próximas eleições.
Qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário.
As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.
Os mesários recebem auxílio alimentação para cada dia trabalhado e são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho, que devem ser negociados diretamente com o empregador. Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso isso esteja previsto no edital.
Os selecionados são capacitados por meio de uma plataforma de ensino a distância ou do aplicativo Mesário. No treinamento, eles são informados sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas.
As eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro. Eventual segundo turno será no dia 30 de outubro.
Fonte: Globo Minas.