MG é o estado brasileiro com mais armas apreendidas em 2025; veja ranking

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais foi o estado com mais armas apreendidas em 2025, totalizando 14.403 unidades, uma média de 39 por dia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número representa um aumento de 16,3% em relação a 2024, e coloca o estado no topo do ranking das apreensões entre as unidades federativas. Revólveres foram responsáveis por 5.085 registros, pistolas por 3.568 e espingardas por 3.134, respondendo pela maior parte das apreensões em Minas. Além disso, armamentos pesados também foram encontrados, como submetralhadoras (219), fuzis (94) e metralhadoras (6).

Na noite de segunda-feira, 26 de janeiro, uma motorista de aplicativo, de 27 anos, foi presa em Belo Horizonte em flagrante com três fuzis calibre 5,56, duas pistolas 9 mm, um revólver, cinco granadas e munições de diversos calibres, todos dentro de malas no carro. O veículo foi interceptado pela Polícia Militar no bairro São Paulo, na Região Nordeste da capital. A acusada afirmou que realizaria a entrega das malas a pedido do cunhado, em troca de uma dívida. O serviço de inteligência da PM apurou que o armamento seria utilizado pelo Comando Vermelho para atacar facções rivais no aglomerado Alto Vera Cruz. O sargento Luiz Petrus afirmou que se trata de um poder de fogo muito alto, não tão comum de ser visto nas ruas de Belo Horizonte, possivelmente oriundo do mercado paralelo, com armas de numeração suprimida ainda sem identificação da origem exata.

A ocorrência de dezembro, quando uma grande operação contra a venda ilegal de armamento em Belo Horizonte e Região Metropolitana resultou em 13 presos e 28 armas apreendidas, também é destacada no balanço. Entre os alvos estavam comerciantes e pessoas registradas como CAC, sigla para Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador. No último sábado, 24, quatro homens foram presos e um adolescente apreendido em uma ação no Morro das Pedras, na Região Oeste da capital. Eles estavam com cinco armas de grosso calibre com uso restrito.

Segundo o Instituto Sou da Paz, a localização geográfica de Minas Gerais faz do estado uma das principais rotas do tráfico de armas no país. A pesquisadora Malu Pinheiro apontou que são necessárias várias frentes para fortalecer o controle de armas: qualificação do sistema de registro de dados, aprimoramento das perícias, capacitação das equipes responsáveis pelo registro, fiscalização de controle e destruição periódica das armas que já estão sob o controle do estado.

Armas apreendidas por estado em 2025
Minas Gerais – 14.403; São Paulo – 12.898; Rio Grande do Sul – 8.842; Bahia – 7.631; Ceará – 7.221; Pernambuco – 6.380; Rio de Janeiro – 6.113; Paraná – 5.517; Maranhão – 3.952; Paraíba – 3.832.

Crédito da foto: Polícia Militar
Fonte: G1

Link original: via g1

Encontre uma reportagem