fbpx

Militares irão analisar código-fonte das urnas eletrônicas nesta quarta (03) 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério da Defesa realiza nesta quarta-feira (03) uma inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas como foi pedido ao Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro Paulo Sergio Nogueira enviou um ofício, classificado como “urgentíssimo”, pedindo o acesso aos dados até o dia 12 de agosto. No documento, ele pede acesso às programações dos sistemas de Apuração, de Votação, de Logs dessas aplicações e de Totalização que serão utilizados no processo eleitoral de 2022.

No entanto, o TSE lembrou que o código-fonte que está disponível para inspeção desde o dia dois de outubro do ano passado. Durante um evento de assinatura de um protocolo para receber uma missão de observadores internacionais, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, afirmou, sem citar nomes, que espíritos daninhos atentam contra a democracia.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione.

Durante um evento que reuniu representantes de entidades que vão atuar na fiscalização de todo o processo eleitoral, o Ministério da Defesa afirmou que a Polícia Federal não recebeu os dados, mesmo solicitando ao tribunal.

Em nota, o TSE reforçou que o código-fonte está disponível desde o ano passado e que várias entidades já tiveram acesso aos dados, entre elas o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União, e o partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL. E que a inspeção da Polícia Federal está prevista para ser realizada entre os dias 22 e 26 deste mês.

Encontre uma reportagem