Minas anuncia criação de agência de atração de investimentos para a Grande BH

O governo de Minas anunciou, nesta quarta-feira (22), a criação do InvestBH, programa que pretende promover investimentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, proporcionando geração de emprego e renda.

O programa é fruto de uma parceria do executivo estadual com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). No evento, na sende da entidade, o governador Romeu Zema (Novo) disse a empresários e executivos de diversos segmentos que a expectativa é positiva. “Faz todo o sentido investir em BH, sobretudo em e-commerce, porque é um local onde não cabe mais investimentos em agro ou indústria, por exemplo. Por isso, precisa de um tratamento diferenciado para fomentar os demais setores, tão fortes na cidade”, declarou.

 O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Passalio, destaca que o projeto é uma réplica do InvestMinas, que possibilitou maior número de investimentos, chegando a aplicação de cerca de R$ 236 bilhões no período de três anos. 

“A gente vê o empreendedorismo despontando. O setor de comércio é responsável por mais de 70% da geração de emprego do nosso Estado. Queremos replicar essa expertise adquirida para tornar BH mais atrativa a investimentos”, avaliou.

Para o secretário, é necessário acolher bem os investidores de áreas já presentes na capital, mas também buscar novas atividades. “Nós temos na região metropolitana boa parte dos investimentos voltados para a atividade mineradora. No Norte de Minas, a energia solar. Vemos também o e-commerce despontando no Estado, principalmente na Grande BH. Minas representa 35% dessa modalidade de serviço em todo o país. Vamos unir forças para crescer mais”, garantiu.

Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a InvestBH é uma entidade que, de forma autônoma, irá potencializar Belo Horizonte como um vetor de desenvolvimento para Minas Gerais. “O objetivo é aprimorar a relação entre setores público e privado em busca de geração de negócios, oportunidades, emprego, renda e, principalmente, desenvolvimento econômico”, destacou.

Ainda de acordo com o dirigente, a InvestBH será destinada aos empresários dos setores de comércio e serviços, turismo, eventos, tecnologia, economia digital e áreas ligadas à saúde. “Um projeto de facilitação. Vamos facilitar esses caminhos burocráticos e jurídicos que dificultam a vida dos comerciantes”, explicou. 

Conforme o executivo estadual, por meio da cooperação e da colaboração entre agentes, a agência vai articular parcerias com empresas privadas e entidades públicas. Dentre as atividades que serão realizadas pela InvestBH estão a consultoria de negócios, mapeamento de oportunidades de investimento, inteligência e facilitação de investimento, promoção de território, defesa da causa e inovação.

Ainda segundo o governo de Minas, o projeto deve ser replicado em outras regiões do Estado.

A ação conta ainda com a participação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Invest Minas (agência de promoção de investimentos do estado) e TSX Invest.

Fonte: Hoje em Dia – (Raíssa Oliveira/Hoje em Dia)

Publicidade

Previous
Next
error: Conteúdo bloqueado para cópia !!