Minas Gerais foi reconhecida como um dos melhores destinos gastronômicos do mundo para visitar em 2026 pela renomada revista Condé Nast Traveler. A publicação destacou a rica tradição culinária do estado, que é mantida ao longo das gerações, além da diversidade cultural, saberes populares e a arquitetura histórica que compõem a identidade gastronômica mineira.
Belo Horizonte, a capital do estado, foi especialmente mencionada, com destaque para chefs renomados como Leo Paixão (Glouton), Caio Soter (Pacato) e Bruna Martins (Birosca, Florestal e Gata Gorda). A culinária mineira clássica, representada por estabelecimentos icônicos como o Xapuri e o Mercado Central, também recebeu elogios.
A revista enfatizou que BH “vem se transformando discretamente em um destino imperdível”, comparando sua vibrante cultura de botecos ao movimento da bistronomia em Paris. O protagonismo de jovens chefs que reinterpretam pratos tradicionais, o fortalecimento de áreas como o Mercado Novo e a revitalização de mercados antigos foram pontos destacados.
Além disso, a cozinha mineira é caracterizada por técnicas caseiras e a valorização de produtos artesanais, como o Queijo Minas Artesanal e o café. A conexão entre gastronomia, cultura, hospitalidade e território é uma marca registrada da culinária local. A revista também mencionou as experiências gastronômicas ligadas às vinícolas, como as de Tiradentes, e as rotas turísticas em regiões como o Serro e a Cordilheira do Espinhaço.
Em dezembro de 2024, a UNESCO reconheceu a produção artesanal de queijo mineiro como o primeiro Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade relacionado à alimentação no Brasil, celebrando os 106 municípios do estado onde queijos locais são produzidos há mais de três séculos.
Minas Gerais figura ao lado de outros destinos renomados, como Espanha, Grécia, Canadá, Austrália, Marrocos e Hong Kong. Confira a lista completa dos 10 melhores destinos gastronômicos segundo a revista:
1. Boston, EUA
2. Creta, Grécia
3. Fez, Marrocos
4. Hong Kong
5. Medellín, Colômbia
6. Minas Gerais, Brasil
7. Parramatta, Austrália
8. Patan, Nepal
9. Prince Edward County, Canadá
10. Sevilha, Espanha
Fonte: BHAZ
Foto: BHAZ
















