sábado, 13 de abril de 2024

Contato

Minas e mais seis estados têm tendência de queda nos casos de dengue

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais e mais seis estados estão com tendência de queda no número de casos de dengue. A mesma situação ocorre no Distrito Federal, segundo balanço apresentado nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Saúde. Apesar do cenário, a pasta reforça que é preciso continuar a vigilância contra a doença.

O último boletim epidemiológico do território mineiro indicava que 321 mil pessoas tiveram a enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Dessas, 152 morreram após complicações. Outros 541 óbitos estão em investigação.

Além de Minas, a redução de casos foi observada no Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Piauí e Roraima. “Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os outros 12 estados apresentam tendência de estabilidade.

Ethel Maciel, no entanto, reforça que as pessoas precisam continuar atentas. “Dedicando dez minutos contra a dengue, olhando os possíveis focos da larva. Ainda é momento de acompanhamento”, alertou a secretária.

Ela também apelou para que pais e mães levem seus filhos para vacinar nos municípios onde a imunização está disponível.

Desde o início do ano, foram registradas 991 mortes por dengue em todo o país. Estão em investigação 1.483 óbitos.

O número de casos prováveis da doença chegou a 2.624.300. Os casos graves e com sinais de alarme chegam a 24.218.

De acordo com balanço divulgado pelo ministério, o coeficiente de incidência da doença está em 1.292,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Fonte: Hoje em Dia.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.