Minas Gerais é o quinto estado mais demorado para abrir novas empresas no Brasil, com um tempo médio de 31 horas para a obtenção de um CNPJ. O estado está à frente apenas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia e Pará. Em comparação, Sergipe lidera com uma média de seis horas para o mesmo processo.
Apesar da redução no tempo de abertura de empresas em Minas nos últimos anos, de 90 horas em 2019 para 29,5 horas em 2022, o período voltou a subir em 2024. O diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destaca que a diversidade e o tamanho dos 853 municípios mineiros influenciam a média de horas.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) explicou que o tempo considerado na pesquisa inclui apenas o registro na junta comercial e a análise de viabilidade das atividades, sem contar o tempo necessário para a obtenção de alvarás.
O Mapa das Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, mostra que no primeiro quadrimestre de 2024 o Brasil contava com mais de 21,7 milhões de empresas ativas, das quais 93,6% são micro ou pequenas empresas. O tempo médio para abrir uma empresa no país é de 21 horas.
Fonte: O Tempo. Foto: Flavio tavares / O Tempo