Número reflete a modernização dos serviços de trânsito pelo Governo de Minas e a praticidade oferecida aos motoristas mineiros
Minas Gerais alcançou uma marca inédita no país ao ultrapassar 100 mil transferências digitais de veículos desde a implementação do serviço, em novembro de 2024. O avanço reflete a modernização promovida pelo Governo de Minas e garante mais rapidez e comodidade para motoristas.
Idealizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Prodemge), a funcionalidade foi desenvolvida para tornar os serviços da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) mais acessíveis e eficientes.
Com o sistema digital, vendedor e comprador formalizam a transação no ato da venda, com registro imediato nas bases estaduais. O processo pode ser feito pelo MG App ou pelo Portal Cidadão, sendo necessária apenas a vistoria para finalização da transferência.
A ferramenta elimina filas e visitas presenciais, já que o documento é emitido em minutos após a vistoria. Também dispensa o reconhecimento de firma em cartório, permitindo assinatura digital do contrato. A checagem de documentos é automática, aumentando a segurança das operações.
Segundo o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, o marco é resultado da simplicidade e eficiência do sistema. “A marca de 100 mil transferências digitais demonstra o diferencial do serviço mineiro, pautado na segurança e na agilidade, sempre com foco no cidadão”, destacou.
Pesquisa de satisfação
Uma pesquisa aplicada aos usuários mostrou nota média de 4,7 em 5, com 92,66% de avaliações positivas. Entre os elogios, destacam-se a agilidade e a ausência de burocracia.
Sustentabilidade e economia
O impacto vai além da comodidade. Estima-se que 800 mil folhas de papel deixaram de ser impressas e que 200 mil atendimentos presenciais foram substituídos por processos digitais, evitando 2 milhões de quilômetros em deslocamentos.
De acordo com a CET-MG, isso representa ainda uma economia de R$ 1,1 milhão em combustível e a redução de 400 toneladas de gás carbônico (CO₂), reforçando o compromisso com a sustentabilidade.