32 mil absorventes, 266 pacotes de fraldas e outros itens produzidos por presos são destinados às vítimas das enchentes
Em um gesto de solidariedade e apoio ao Rio Grande do Sul, devastado por enchentes nos últimos dias, o Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), enviou nesta quarta-feira (29/5) uma carreta com cerca de uma tonelada de produtos doados.
A ação, que contou com a participação de 30 policiais penais do Comando de Operações Especiais (Cope), destaca-se pela produção de itens essenciais como absorventes íntimos e fraldas infantis, geralmente escassos em situações de desastre.
Produção com qualidade e responsabilidade social:
O Projeto Liberdade em Ciclos, do Depen-MG, é referência nacional na produção desses itens, com certificação de qualidade. O projeto visa atender às necessidades das custodiadas do estado e o excedente é doado para instituições que acolhem mulheres, meninas e crianças em situação de vulnerabilidade, além de escolas públicas.
Contribuição para além das doações:
Além dos produtos de higiene, a remessa inclui 2.680 brinquedos educativos do Projeto Fábrica da Alegria, que promove a ressocialização e profissionalização dos detentos.
Esforço conjunto:
Presos do Presídio de Itajubá também contribuíram, confeccionando 200 vassouras com alta resistência a partir de garrafas PET, ideais para limpeza em áreas externas. A iniciativa demonstra a capacidade de reintegração social e profissional proporcionada pelo sistema prisional mineiro.
Mais doações:
A doação também inclui 111 caminhas para cães, 200 colchas, 100 mil máscaras hospitalares e 1.365 aventais, todos produzidos dentro das unidades prisionais de Minas Gerais.
Segurança reforçada:
Para auxiliar o Rio Grande do Sul neste momento difícil, 30 policiais penais do Cope estão há quase 20 dias no estado, atuando na transferência de detentos, escoltas hospitalares e na segurança da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
Ação elogiada:
O diretor da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (RS), Roque Alexandre, agradeceu o apoio dos colegas mineiros e destacou a excelência do trabalho realizado pelo sistema prisional de Minas Gerais.