fbpx

Minas Gerais não adere a programa federal de câmeras corporais para policiais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo de Minas Gerais não demonstrou interesse em participar de um programa federal que prevê a aquisição de câmeras corporais para agentes de segurança nos estados. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), 16 estados já aderiram ao projeto, que prevê a distribuição de 33.975 equipamentos para as forças policiais, além de 2.000 para a Força Nacional.

Em Minas Gerais, aproximadamente 4 mil policiais militares já utilizam câmeras corporais em turnos alternados, o que representa 10,5% do efetivo estadual. Desde dezembro de 2022, 1.040 câmeras estão em uso no estado, com a distribuição adicional de 602 câmeras portáteis. No entanto, o governo mineiro optou por não aderir ao programa federal, justificando que o estado já havia instituído suas próprias regras para o uso das câmeras, diferentes das diretrizes estabelecidas pela União.

O projeto federal exige que os estados sigam normas específicas, como manter os equipamentos ligados durante operações policiais e outros procedimentos. O MJSP planeja investir R$ 100 milhões na compra de câmeras para os estados participantes.

Fonte: g1 Minas e TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Encontre uma reportagem