Minas Gerais passa de 5 milhões de vacinados com ao menos uma dose contra a Covid

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pouco mais de 4 meses e meio desde que a primeira pessoa foi vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais, o estado ultrapassou, nesta terça-feira (8), a marca de 5 milhões de mineiros que receberam a primeira dose de esperança no período.

Foram exatamente 5.193.899 pessoas vacinadas em Minas até o momento, segundo o boletim epidemiológico do governo estadual.

Com a segunda dose, que garante imunidade completa, foram 2.462.245 pessoas até o momento.

Apesar de serem números significativos, ainda há muito a avançar. Isso porque a quantidade de pessoas que já receberam uma dose equivale a 68,57% da população já autorizada a vacinar pelo Ministério da Saúde, e a apenas 23,97% da população total do estado.

Apenas 11,24% do total da população de MG já recebeu as duas doses de vacina contra a Covid. — Foto: SES-MG

No caso da segunda dose, o percentual cai para 32,14% da população nos grupos prioritários e 11,24% da população mineira.

Além disso, a distribuição geográfica da imunização está bastante desigual no estado. Segundo este mapa do vacinômetro do governo, as regiões central do estado, Sul e Zona da Mata são as que já vacinaram mais pessoas com as duas doses:

Aplicação das duas doses de vacina contra a Covid se concentra nas regiões Central, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais. — Foto: SES-MG

Este outro gráfico mostra que, em alguns grupos prioritários, a vacinação já alcançou quase a totalidade do público-alvo — como as pessoas de 70 a 79 anos e os trabalhadores de saúde –, enquanto, em outros, a campanha ainda está incipiente, como entre as pessoas com comorbidade:

Vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais, por grupo prioritário. — Foto: SES-MG

O estado recebeu, até o momento, 10.700.956 de doses de vacina.

Encontre uma reportagem