Minas Gerais recebeu mais de 60 mil doses da vacina destinada à proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios que já possuem o imunizante estão autorizados a iniciar imediatamente a aplicação.
Em Belo Horizonte, a vacinação começa nesta sexta-feira (5) e será oferecida a gestantes a partir da 28ª semana de gestação. As doses estarão disponíveis nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e também em cinco postos extras. O objetivo é garantir proteção à mãe e ao bebê durante a gestação e nos primeiros meses de vida.
A vacina, aplicada em dose única, deve ser tomada a cada gravidez. Além dela, gestantes continuam tendo acesso a outros imunizantes importantes, como gripe, Covid-19 e dTpa. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, comprovante da idade gestacional, cartão da gestante, pré-natal ou exames.
Segundo dados da rede SUS-BH, apenas em 2025 foram registradas 3.417 solicitações de internação por bronquiolite, sendo 71,3% de pacientes com menos de 1 ano. A expectativa é que a campanha contribua para reduzir casos graves da doença no estado.
📸 Foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
✍️ Texto original: g1 Minas
















