Minas Gerais registrou um aumento de 9% nos casos de violência contra idosos nos primeiros nove meses de 2025, segundo dados divulgados pelo Observatório da Segurança Pública. Entre janeiro e setembro, foram contabilizadas 89 mil vítimas com 60 anos ou mais, que sofreram violência física, emocional, financeira, cárcere privado ou violação de direitos. No mesmo período de 2024, haviam sido registrados 82 mil casos.
Operação de combate à violência
Durante a Operação Virtudes, realizada neste mês de outubro em todo o país, 42 pessoas foram presas em flagrante em Minas Gerais. A ação contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Defensoria Pública, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde, com o objetivo de identificar, combater e prevenir abusos contra pessoas idosas.
Canais de denúncia
As autoridades reforçam que denunciar é essencial para combater a violência contra idosos. O principal canal de comunicação com as forças de segurança é o Disque Denúncia 181, que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e anônima.
Casos recentes
Um dos casos que mais chamou atenção neste ano ocorreu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde um lar de idosos foi interditado após denúncias de maus-tratos e negligência. O local apresentava condições precárias de higiene, com fiação exposta, alimentos impróprios e equipe reduzida.
As investigações apontaram ainda a morte de dois idosos sob suspeita de abandono e negligência. A ocorrência levou à intensificação das ações de fiscalização em instituições de longa permanência no estado.
📸 Foto: Reprodução / TV Globo
📰 Fonte: g1 Minas Gerais

















