fbpx
quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Contato

Minas Gerais registra mais de 1,25 milhão de casos de dengue e especialista alerta para nova epidemia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Até 9 de setembro, Minas Gerais acumulou mais de 1,25 milhão de casos confirmados de dengue, quatro vezes mais que os 279 mil casos registrados no mesmo período de 2023, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Especialistas alertam para o risco de uma nova epidemia, especialmente com a chegada do período chuvoso, que começa em outubro e termina em março.

As altas temperaturas combinadas com as chuvas criam condições favoráveis para a eclosão de ovos do mosquito Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão da doença. Segundo o infectologista Leandro Curi, a preocupação aumenta com a preservação dos ovos do mosquito, que podem sobreviver até 450 dias.

Em Belo Horizonte, a vacinação contra a dengue apresenta baixa adesão, com apenas 31,4% do público de 8 a 14 anos tendo recebido a primeira dose e 11,4% a segunda. O governo segue monitorando os casos, revisando planos de contingência e qualificando profissionais para enfrentar a epidemia.

A capital mineira já registrou mais de 182 mil casos confirmados de dengue este ano, o maior número de sua história, superando em mais de mil por cento os números do ano passado. Especialistas e autoridades alertam que o monitoramento e o combate ao mosquito devem ser contínuos para evitar a proliferação da doença.

Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.