O feriadão de Independência foi marcado por centenas de focos de incêndio em vegetações de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 738 ocorrências das 00h de sábado (4) até às 18h desta terça-feira (7), o que representa uma média de aproximadamente oito por hora.
Um dos focos que ainda não foi controlado é o da Serra do São José, no Campo das Vertentes. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma propriedade rural em Prados, nesta segunda-feira (6), e avançou para uma área de preservação ambiental.
Até a última atualização, por volta das 15h, três bombeiros militares e 20 brigadistas estavam empenhados no combate às chamas, que também conta com apoio de um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Outros incêndios de grandes proporções já foram controlados ao longo do feriado, como na Serra do Gandarela, na Grande BH, que destruiu área de cerca de 235 hectares – ou 235 campos de futebol. No Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul da capital, as chamas consumiram uma área de 23 hectares, ou 23 campos de futebol.
Em Brazópolis, Sul de Minas, cinco famílias precisaram deixar as casas delas após um incêndio de grandes proporções no Pico dos Dias. Também houve relatos de agricultores que perderam produções com as chamas.