Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, a hora é agora. Em Minas Gerais, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) tem abertas 6.492 vagas de trabalho em diversas áreas, sendo 118 para Pessoas com Deficiência (PcDs).
Na região metropolitana de BH são 991 oportunidades. Os interessados em prestar concurso público também podem concorrer a uma das 166 vagas para o Corpo de Bombeiros, com salário inicial de até R$ 10.028,29.
A assistente social Lucimar Louro Xavier, de 46 anos, decidiu ir até uma das unidades do Sine em Belo Horizonte nessa segunda-feira (9) para tentar uma vaga. Mesmo com formação, ela conta que arranjar emprego na área não tem sido uma tarefa fácil, e que nos últimos dois anos optou por abraçar oportunidades em outras áreas.
“Tive que abrir o leque a abraçar as oportunidades que estavam aparecendo. Infelizmente perdi meu emprego de auxiliar administrativa há cerca de 20 dias e estou novamente aqui no Sine para ver se consigo algo dentro ou fora da minha área de formação”, disse.
Afetado pela crise gerada pela pandemia de Covid-19, o motorista Josué Teixeira dos Santos, de 52 anos, está desempregado há nove meses e também disse que resolveu se aventurar em outras áreas para garantir o sustento da família.
“Toda semana venho aqui no Sine, procuro trabalho em estoque, motociclista. Pego o que tem para garantir a sobrevivência da minha família,” contou.
Segundo a diretora de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Ângela Márcia Alves de Souza, nos últimos meses o número de vagas ofertadas pelo Sine cresceu após a flexibilização gradual das atividades.
“Estávamos na faixa de 4.000 a 5.000 vagas, e agora tivemos esse aumento para quase 6.500. Têm surgido vagas em novas áreas em todo o Estado”, disse.
Os setores de serviços, da construção civil e do comércio são os que têm mais vagas em aberto pelo Sine, e os profissionais de telemarketing, pedreiro e vendedor, os mais procurados.
Como se candidar?
Pelo aplicativos Sine Fácil e Emprega Brasil.
Também é possível se dirigir a uma agência do Sine, que permanecem abertas.
É preciso portar um documento de identificação e a carteira de trabalho (digital ou física).
Dificuldades
Mesmo estando entre as áreas que mais contratam, a construção civil tem dificuldades para selecionar empregados com experiência na área. Uma das explicações é que as empresas estão mais exigentes. A dificuldade em preencher vagas para PcD é em relação ao perfil.
Corpo de Bombeiros
Há dois editais abertos de concursos para vagas de curso de formação de soldados e oficiais. “É uma boa oportunidade, porque o aluno, no primeiro dia de curso, já entra como militar da ativa, tem assistência da saúde e, ao fim de oito meses, é um soldado pronto para atuar pelo Estado”, explicou o tenente-coronel Anderson Passos.
Mais informações: https://bombeiros.mg.gov.br/
Consegui a entrevista, e agora?
Mantenha a calma.
Se vista adequadamente na hora da entrevista (virtual ou presencial). Trajes formais são recomendados.
Nunca minta no currículo. Você pode perder a vaga tentando mostrar habilidades que não tem.
Obtenha informações sobre a empresa. Saber o que ela faz, qual o ramo de atuação mostra interesse na vaga.