Minas Gerais tem recorde de presos inscritos no Encceja PPL 2025

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Número de participantes cresceu 35% em cinco anos; expectativa é de avanço também nas aprovações

Mais de 13 mil detentos do sistema prisional mineiro participaram, nesta terça-feira (23), do primeiro dia do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. O exame, realizado em dois dias, concede certificação de conclusão do ensino fundamental e médio a quem não concluiu os estudos na idade regular.

Neste ano, o estado registrou recorde histórico de inscritos: 13.201 presos e 297 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O crescimento em relação a 2020, quando havia 9.747 inscritos, chega a 35,44%.

De acordo com dados do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), os índices de aprovação também vêm aumentando. Entre 2020 e 2024, a taxa subiu de 16,27% para 25,74%. No recorte por nível de ensino, o fundamental teve avanço de 47% em aprovados, enquanto o médio registrou crescimento de 50%.

Para a diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Mírian Célia dos Santos, a tendência é de novos avanços em 2025. “Nos últimos anos, tivemos crescimento consistente tanto no número de inscritos quanto nos índices de aprovação. O objetivo é seguir ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o impacto social da formação”, destacou.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, também ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ele, incentivar o estudo dentro das prisões é parte do compromisso do estado com a recuperação e a reinserção social dos custodiados.

As provas do Encceja PPL 2025 seguem nesta quarta-feira (24).

Fonte e foto: Agência Minas / SEJUSP-MG

Encontre uma reportagem