quinta-feira, 18 de abril de 2024

Contato

Minas investiga nove casos suspeitos de hepatite aguda misteriosa em crianças

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nove casos de crianças afetadas pela hepatite aguda de origem desconhecida estão em investigação em Minas. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com base em atualização feita nessa quinta-feira (23).

Conforme o boletim, os casos são foram notificados por seis cidades: dois em Belo Horizonte; dois em Juiz de Fora; um em Uberlândia; um em São João del-Rei; dois em Montes Claros; e um em Uberaba. Conforme a SES-MG, estãos endo aguardados os resultados dos exames e todos os casos já foram comunicados ao Ministério da Saúde.

Ao todo, Minas registrou 16 “casos sugestivos” da hepatite aguda misteriosa. Além dos nove em investigação, cinco foram descartados, um foi classificado como suspeito e outro foi definido como “perda de seguimento”.

“É considerada perda de seguimento toda criança que se enquadre nos critérios iniciais de suspeição, mas que não apresente oportunidade adequada de investigação”, esclareceu a SES-MG.

Conforme a pasta, os principais sintomas envolvendo a condição são dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas.

O que é a hepatite aguda?
A síndrome clínica entre os casos identificados é a hepatite aguda (inflamação do fígado de forma abrupta) com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas.

Os vírus mais comuns que causam hepatite viral aguda (da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum dos casos no Estado.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.