fbpx

Minas registra mais de 3,6 mil casos de HIV e reforça campanhas de prevenção

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais registrou mais de 3,6 mil casos de HIV até o início de novembro de 2024. Para intensificar a conscientização sobre a prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Vermelho. Além de focar na prevenção, a ação busca diminuir o preconceito e a discriminação enfrentados por pessoas que vivem com o vírus.

A campanha tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, como exemplificado por pacientes em tratamento em unidades de saúde do estado. Muitos dos assistidos, além do acompanhamento médico, recebem apoio psicológico e social, o que tem sido fundamental para a adaptação à nova realidade e a manutenção da qualidade de vida.

Especialistas ressaltam que, com o tratamento correto, é possível alcançar a indetectabilidade, o que significa que o vírus não pode mais ser transmitido. Mesmo assim, os relatos de medo e insegurança sobre o impacto do diagnóstico continuam a ser um grande desafio para muitos pacientes.

Fonte: HOJE EM DIA

Foto: Rafael Assis / Fhemig

Encontre uma reportagem