Minas registra média de 8 ocorrências por dia com cães agressivos, alerta Corpo de Bombeiros

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já capturou mais de 1.500 cães com comportamento agressivo apenas no primeiro semestre de 2025, o que representa uma média de oito ocorrências por dia em todo o estado. O dado chama atenção após um ataque recente de um pitbull a uma adolescente grávida de 17 anos em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.

A situação preocupa as autoridades, especialmente diante da gravidade dos ferimentos que podem ser causados por cães de grande porte. Em casos extremos, ataques podem levar à morte.

A cabo Mareça, do Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, destaca a importância de medidas preventivas. “Quem adota um cão precisa conhecer o perfil comportamental do animal e saber como socializá-lo. É fundamental manter a segurança da casa com muros altos, controle de portões e, durante os passeios, o animal deve estar com guia — jamais solto. Situações inesperadas podem causar acidentes graves”, alerta a militar.

Desde janeiro, está em vigor uma lei promulgada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais que obriga o uso de coleira e focinheira em cães considerados potencialmente perigosos, como pitbulls, rottweilers e outras raças de grande porte com histórico de agressividade.

📸 Foto: Pixabay / Imagem ilustrativa

📎 Fonte: Itatiaia — Reportagem de Gustavo Cícero

#segurança #cãesagressivos #pitbull #rottweiler #corpodobombeiros #legislaçãoanimal #bemestaranimal #minasgerais

Encontre uma reportagem