06O Natal do Minas Shopping está adaptado ao “novo normal” e as famílias que visitarem o empreendimento podem, a partir desta semana, tirar foto com o Papai Noel por meio de uma experiência digital. Neste ano, o encontro com o bom velhinho será feito pelo aplicativo “Meu Minas” e há uma aventura desenvolvida especialmente para animar o Natal das crianças: o game “Onde está o Noel”.
Na ação, os pequenos vão participar de uma busca ao Papai Noel, que “desapareceu” nos corredores do Minas Shopping. Para animar a brincadeira, totens da Mamãe Noel, duendes e a rena Rudolph darão dicas para encontrar o bom velhinho. Só assim, as crianças conseguirão desbloquear o personagem para a foto. “Por meio de uma tecnologia de realidade aumentada, semelhante à utilizada no game Pokémon Go, os clientes têm acesso a uma experiência única na tela do smartphone e não precisam encostar em nada para fazer essa busca, proporcionando total segurança”, destaca Marcos Paulo Lopes, diretor da Gaz Games, empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
“A escolha pelo game, que tem uma brincadeira para encontrar o Papai Noel, se deu justamente porque, neste ano, infelizmente, o bom velhinho não poderá estar presente fisicamente nos shoppings. Por isso, queremos proporcionar essa experiência digital para os nossos clientes”, explica Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping.
Ao final da busca, o cliente pode tirar uma selfie com o Papai Noel e compartilhar o registro nas redes sociais. Segundo Lopes, também é possível customizar a aparência do bom velhinho para a foto. “O cliente pode mudar o tom de pele do Papai Noel —se branco, pardo ou negro— se magro, alto etc., barba e incluir acessórios, transformando-o da forma que mais se identificar. Essa ação reforça a importância da representatividade para tornar a experiência mais próxima dos clientes. Mais do que a diversão, tirar a foto com o Papai Noel faz parte da fantasia do Natal e da tradição e isso não poderia ficar de fora, mesmo em tempos de pandemia”, afirma. “O objetivo é que a criança crie o Papai Noel de sua imaginação e para que todos se sintam representados”, acrescenta Ana Paula.
De acordo com a gerente de Marketing do Minas Shopping, a iniciativa é uma forma de resguardar a segurança dos clientes e manter viva a magia do Natal. “Desenvolvemos um projeto que respeita as necessidades de distanciamento social do momento e valoriza o espírito natalino, além de proporcionar a identificação de cada cliente com o seu Noel “, afirma. A ação também reforça o compromisso com a inovação e em trazer experiências únicas aos clientes. “Neste ano, o encontro com o Papai Noel está diferente, no ambiente virtual, mas não deixa de ser especial, uma vez que a essência do Natal é a união das famílias. Todos poderão eternizar esse encontro com o bom velhinho, marcando este ano, que foi de muitos desafios e de muito aprendizado. É isso que queremos proporcionar: um Natal repleto de amor, carinho e que a magia que envolve a data nunca acabe”, conclui Ana Paula.
Decoração e cenários “instagramáveis”
Com o tema “Natal Tradicional”, o grande destaque da decoração de Natal deste ano do Minas Shopping é a árvore de 14 metros enfeitada pelo personagem que representa a data e que, neste ano, em função da pandemia de Covid-19, não poderá estar presente fisicamente: o Papai Noel.
A decoração natalina, que está na praça de eventos, inclui cenários “instagramáveis” ao lado da árvore. Entre eles está um letreiro escrito “Ho Ho Ho”, a famosa risada do Papai Noel, em letras gigantes de quase 2 metros cada uma. Grande destaque neste ano, há um cenário exclusivo com um boneco do bom velhinho, sentado em um banco, em tamanho real. Ele está isolado em função dos protocolos de segurança, mas as pessoas têm a oportunidade de serem fotografadas perto dele.
Outro cenário de destaque é a caixa de presentes aramada, toda em LED, em que os clientes podem entrar e fazer uma foto. O tradicional trenzinho do Minas Shopping, que, neste ano, não poderá circular pelos corredores em função dos protocolos de segurança, também está disponível para fotos. Ele está em um cenário especial e isolado, não sendo permitido subir ou se sentar nele, mas os clientes podem ser fotografados próximo ao trenzinho. Na praça de eventos há, ainda, um local inspirado nas famosas bolas gigantes de Natal da Rockefeller Center, em Nova York.
Os corredores do Minas Shopping também receberam ambientação especial, com guirlandas, árvores de Natal decoradas com o Papai Noel e cascatas. As cores natalinas tradicionais —verde, vermelho e dourado— enfeitam os ambientes e complementam o tema escolhido para este ano.
De acordo com Ana Paula Alkmim, os cenários estão bem espaçados, seguindo os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 para evitar aglomerações no local. “A decoração deste ano está muito bonita e promete encantar a todos os clientes. Todos os anos, surpreendemos nossos clientes com temáticas inéditas. Neste ano, para reforçar o aprendizado que tivemos com a pandemia, os itens tradicionais foram valorizados e o Papai Noel, apesar de não estar presente fisicamente, aparece em destaque para mostrar que o Natal chega para trazer a esperança de um futuro melhor”, declara.
Para reforçar a responsabilidade social, atitude que norteia a atuação do Minas Shopping, estão programadas ações interativas no meio digital com o Papai Noel e instituições de apoio social. O objetivo é mostrar ao público as necessidades das instituições por meio de brincadeiras com o bom velhinho.
Campanha promocional
Além do aplicativo, a campanha promocional deste ano vai sortear um carro 0km Chevrolet Tracker a cada R$ 300 em compras. A promoção será realizada exclusivamente em ambiente digital, também por meio do aplicativo “Meu Minas”. Os clientes vão fotografar as notas fiscais e enviar via WhatsApp ou no próprio aplicativo para se cadastrarem na ação promocional.