fbpx

MINDFULNESS: Saiba como essa técnica pode te ajudar no seu dia a dia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Antes de tudo, quero te adiantar, permita que a experiência seja como, de fato, ela é. Guarde isso, mentalize e leve para a sua vida.

Vamos lá! “Mindfulness” refere-se a técnicas pautadas na atenção plena, focada no “aqui” e “agora”, sem julgamentos e automatismos. Foi fundada pelo médico e professor Jon Kabat-Zinn em 1979, nos Estados Unidos, sem apresentação ligada a nenhuma religião, mas pautada na promoção da saúde e qualidade de vida. Respirar de forma consciente não é habitual para a maioria das pessoas, devido a rotinas corridas, horários preenchidos, costume, falta de atenção, entre diversos outros motivos. Mas parar para atentar-se ao presente com PRESENÇA é algo que, cientificamente comprovado, traz incontáveis benefícios de curto a longo prazo para a saúde física, mental, emocional, psicológica, espiritual, pessoal e profissional, ou seja, para todas as áreas da nossa vida o Mindfulness faz bem. Entendo e não digo que é errado ter uma rotina corrida e cheia de tarefas pontuais, compromissos e deveres, porém afirmo que é importante em todos os momentos estar consciente de si e de suas ações, sentimentos e emoções. Mas, diante de tanta coisa e falta de tempo, te oriento, “perca” tempo praticando e treinando a atenção plena. Vou te ensinar como fazer e o que você ganha investindo o seu tempo, verdadeiramente em você.

  1. É importante que você encontre um lugar tranquilo.
  2. Fique distante de objetos que possam tirar a sua atenção plena deste momento.
  3. Fique em uma posição confortável e possível para o lugar onde você vai estar.
  4. Tente focar nas sensações que passeiam no seu corpo e mente, como dores, tensões e emoções.
  5. Não se prenda aos pensamentos que vierem a mente, mas também não se julgue por isso.
  6. Elimine todo o ar que estiver dentro de você. Imagine que bem na sua frente, você está segurando uma vela que precisa ser apagada de forma lenta e completa.
  7. Inspire por 4 segundos (Pense uma flor muito bonita e aja como se ela estivesse pertinho de suas narinas e você precisa sentir o cheirinho que ela exala). Segure o ar por 2 segundos e mais uma vez você irá em 6 segundos soltar o ar [Quero reforçar que esse tempo de inspirar e expirar não é algo fixo, faça de acordo com a sua capacidade].
  8. Concentre- em sua respiração, em cada entrar e sair de ar…
  9. Repita esse processo quantas vezes achar importante e funcional.

Parece simples, mas exige treino e prática. O importante é você concentrar em si mesmo e nas cosias que lhe acontecem no momento presente, nem no passado e nem no futuro, mas sim no hoje.

A prática do Mindfulness lhe promoverá benefícios para a vida toda, a título de exemplo:

  1. Regulação de humor e controle de emoções;
  2. Promove o autoconhecimento;
  3. Maior atenção e produtividade;
  4. Alimentação de forma consciente e correta, portanto pode auxiliar no processo de perda de peso;
  5. Auxilia no sono;
  6. Redução de ansiedade e estresse;
  7. Foco, atenção e concentração melhores.

Ah, e não há desculpas para não praticar, é possível realizá-la em qualquer lugar, dirigindo, lavando a louça, varrendo o chão, participando ou conduzindo uma reunião, conversando…

Te desejo boas práticas e conte comigo para ajudá-lo a ser mais Mindful!

Isis Costa
Psicóloga

Encontre uma reportagem