O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida é válida para localidades com lotes de vacinas vencendo em 30 de junho e 31 de julho.
A recomendação é que as doses sejam preferencialmente aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha foca em pessoas de 10 a 14 anos. Se essa estratégia não garantir o uso oportuno das doses, as secretarias de Saúde poderão vacinar pessoas de 4 a 59 anos, conforme a recomendação do fabricante da vacina utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).
A ampliação temporária do público-alvo foi adotada anteriormente em abril devido à baixa procura e à proximidade do vencimento dos lotes de vacinas. Essa medida ajudou a evitar o desperdício de imunizantes com validade até 30 de abril.
O Ministério da Saúde não especificou quantas doses estão disponíveis com vencimento em junho e julho, nem detalhou quais estados e municípios possuem esses lotes. Em nota técnica publicada na última sexta (21), o ministério afirmou que esta é uma “estratégia temporária e excepcional”.
Neste ano, o Brasil deverá receber um total de 6,5 milhões de doses de vacinas contra a dengue. O ministério destacou que, mesmo com a ampliação temporária, os governos locais devem garantir a aplicação da segunda dose do imunizante Qdenga.