Ministério da Saúde orienta população a evitar exposição à fumaça e atividades físicas ao ar livre

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Diante do forte nevoeiro causado pela fumaça das queimadas no Norte e Sudeste do país, o Ministério da Saúde emitiu uma orientação para que a população evite a exposição ao ar livre e a prática de atividades físicas. A recomendação é especialmente importante para crianças, idosos, e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma e bronquite.

Agnes Soares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, alertou que esses grupos reagem mais rapidamente à contaminação por fumaça, podendo apresentar sintomas como ardência nos olhos, irritação na garganta e dificuldades respiratórias. Em casos de extrema necessidade de sair de casa, o uso de máscaras que filtram partículas finas do ar é recomendado.

Além disso, o Ministério da Saúde destacou que pessoas com problemas cardíacos e hipertensão têm um risco aumentado de infarto e AVC nos dias seguintes à exposição prolongada à fumaça. As autoridades também sugerem que as decisões sobre a manutenção das aulas nas regiões afetadas considerem o risco elevado para doenças respiratórias, especialmente em cenários prolongados de baixa umidade do ar.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Encontre uma reportagem