Na tarde desta sexta-feira, 13, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, composta por representantes do SERPAF, CRAS, CREAS e CADÚNICO realizaram uma ação na Praça Raimundo Rodrigues, no Centro, para abordar o tema “violência contra a mulher”. O Agosto Lilás celebrado neste mês, fortalece a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A mobilização promovida hoje, dispôs rostos representativos juntamente com cruzes, para demonstrar a realidade das mortes de mulheres brasileiras, ocasionadas pelas agressões sofridas. Um varal contendo frases sobre as situações de violência e informações sobre canais de denúncia, também foi exposto. Além disso, a equipe entregou folders informativos sobre a campanha.
Existem muitas formas de denunciar, mas o mais importante é não se calar, ter conhecimento dos seus direitos, para não entrar em um ciclo de violência. Busque ajuda e não tenha vergonha de fazer a denúncia. A culpa não é da mulher!
Canais de denúncia:
180 – Central de atendimento a mulher: recebe denúncia de violências; orienta mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente; encaminha as mulheres para outros serviços necessários; preserva o anonimato; disponível 24h.
A ligação é gratuita e pode ser feita por telefone fixo ou celular; por mensagem eletrônica através do endereço [email protected]; pelo aplicativo “Proteja Brasil”; ou pelo site da Ouvidoria Online https://ouvidoria.mdh.gov.br
190 – Polícia Militar
193 – Corpo de Bombeiros
Polícia Civil – atendimento presencial e online
Ministério Público
Defensoria Pública
CREAS de Matozinhos: 3712- 5092