fbpx

‘Modo ladrão’ em celulares Android bloqueia a tela automaticamente em caso de roubo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Brasil foi o primeiro país do mundo a receber o recurso “modo ladrão” no Android, uma funcionalidade que bloqueia a tela do celular assim que detecta que ele foi abruptamente retirado das mãos do usuário.

Foto ilustrativa / Reprodução: internet
Foto ilustrativa / Reprodução: internet

Chamado oficialmente de “Proteção contra roubo”, esse recurso está disponível em todos os smartphones que utilizam o sistema Android 10 ou versões superiores.

De acordo com o Google, responsável pelo Android, o próprio dispositivo é capaz de identificar a ação de roubo por meio de inteligência artificial e do acelerômetro, um sensor que mede vibrações e acelerações. Quando o criminoso puxa o celular da mão do usuário, o aparelho bloqueia a tela automaticamente e só pode ser desbloqueado com a senha.

A empresa explica que a tecnologia é capaz de detectar fugas a pé, de bicicleta, moto ou carro. Após a ação, a mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” é exibida na tela.

Como ativar

Para ativar a função, siga os seguintes passos:

1. Acesse as “Configurações” (ou “Ajustes”) do seu celular;
2. Role para baixo e selecione a opção “Google”;
3. Toque em “Todos os serviços” e deslize até encontrar “Proteção contra roubo”;
4. Ative a opção “Bloqueio por detecção de roubo”.

Se desejar, você também pode ativar o “Bloqueio de dispositivo off-line”, que aparece logo abaixo de “Bloqueio por detecção de roubo”. Esse recurso bloqueia a tela do aparelho caso o criminoso desative as redes móveis ou o Wi-Fi para evitar o rastreamento.

Vale lembrar que, para que o recurso funcione, o celular precisa estar desbloqueado.

Da Redação com g1

O post ‘Modo ladrão’ em celulares Android bloqueia a tela automaticamente em caso de roubo apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.

Encontre uma reportagem