“Foi tudo tão rápido, não dá nem pra acreditar. Ficamos só com a saudade”. É assim que a caseira Alice Ferreira resume o sentimento da família depois da morte do irmão dela, Rogério Ferreira, de 34 anos. Morador do Icaivera, em Betim, na região metropolitana de BH, ele não resistiu às complicações de uma meningite bacteriana e faleceu no último dia 12, no Hospital Municipal de Contagem, na região metropolitana. Segundo Alice, Rogério apresentou sintomas gripais na quarta-feira (8). Já na virada de sexta (10) pra sábado (11), ele procurou o serviço de emergência também no município vizinho por conta de fortes dores de cabeça e na nuca, além de episódios de vômito.
“Disseram que estava com uma sinusite forte, deram remédios e o liberaram. No mesmo dia, ele foi pra casa e postou um ‘textão’ agradecendo à vida. Mas, depois do almoço, as dores voltaram mais fortes, e minha mãe, que tem 75 anos, chamou um carro por aplicativo para levá-lo ao hospital”, relembra a irmã.
De acordo com Alice, Rogério desmaiou na entrada da unidade de saúde. Exames feitos no local confirmaram o diagnóstico de meningite e apontaram um grave comprometimento cerebral. Na noite de domingo, ele faleceu. “Era saudável, praticava esportes e estava terminando de construir a casa dele para poder se casar. Já tinha até comprado as alianças pra ficar noivo”, completa a irmã.
Ainda de acordo com Alice, assustados com a confirmação da enfermidade, familiares e vizinhos procuraram UBSs de Betim e Contagem para se vacinarem. No entanto, nesses casos, não existe, por parte do Ministério da Saúde, a indicação de vacinação, que é exclusiva para o público-alvo da campanha vigente: pessoas com idades entre 16 e 30 anos, trabalhadores da saúde e da educação, além de estudantes dos ensinos superior e técnico.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Betim informou que a Vigilância Epidemiológica recebeu da Prefeitura de Contagem a notificação do caso, confirmado como meningite bacteriana causada por Streptococus pneumoniae, e que a família de Rogério vai ser monitorada. “Caso necessário, será realizado o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”, completa o texto.
O caso dele é o oitavo positivo para a doença no município neste ano, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica. Não há indícios de correlação entre eles, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que está em alerta. No ano passado, Betim contabilizou 39 pacientes com meningite.
Fonte: O Tempo.