fbpx
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Contato

Moradoras de Matozinhos dão exemplo de sabedoria e de vitalidade em homenagens feitas pelo Projeto Nonagenárias

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

“Eu já farreei neste mundo. E quero fazer muitos aniversários ainda. Uns 150 anos pra mim tá bom. Viver é bom demais”. É assim, com frases cheias de alegria e casos divertidos, que a Nonagenária Raimunda Cardoso Ribeiro celebra o dom da vida e toda a sabedoria adquirida ao longo de seus 95 anos.

Nascida em Matozinhos (MG), onde reside até hoje, ela foi homenageada pelo Projeto Nonagenárias neste domingo, 23/10. Na filmagem, ela conta que aproveitou bastante as aventuras da infância, subindo em árvores e saboreando frutas colhidas no pé, como gabiroba e cagaita. E quando aparecia um boi bravo, a saída era uma só: correr! 

Feliz e corajosa, ela se alegra ao relembrar que adorava galopar com seu cavalo, chamado Branquinho. Com ele, percorria as matas vizinhas à Fazenda da Jaguara, onde também cantava e assistia missas na bonita Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1780, cujas ruínas ainda seguem de pé.

Já crescida, a NONA Raimunda Cardoso estudou no então Grupo Escolar Visconde do Rio Branco, no Centro de Matozinhos. Com memória ativa, ela recorda que, no seu tempo, o Rio das Velhas era limpo e sua água, usada por todos para abastecer as casas, lavar roupas e cozinhar. 

Com 95 anos completados em setembro, o coração dela, graças a Deus, está ótimo e batendo forte. “Eu fui na médica e ela falou que eu ‘tava’ melhor do que ela. Ela é médica de coração(cardiologista)”, diz, com satisfação.

Dias antes de seu aniversário, a NONA Raimunda recebeu um reconhecimento muito especial. Ela foi agraciada com um certificado de “Moção de Parabenização”, aprovado com unanimidade por todo o plenário da Câmara Municipal de Matozinhos.

Com um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sua santa de devoção, nas mãos, ela faz o seu pedido: “Peço pra ela me dar vida e saúde, porque quero fazer muitos aniversários ainda. Uns 150 (anos) pra mim tá bom. Viver é bom demais”, diz, com fé e cheia de esperança no futuro. Para assistir ao vídeo da NONA Raimunda Cardoso Ribeiro (clique aqui).

LIÇOES E VALORES – De caráter sociocultural, o Projeto Nonagenárias homenageia mulheres com 90 anos ou mais, por meio de vídeos e fotos postados semanalmente no Instagram e no Youtube. “Nossa base de trabalho é Lagoa Santa (MG), mas já homenageamos NONAS de diferentes cidades”, destaca a jornalista mineira Luciana Morais, idealizadora e diretora do Projeto.

A galeria virtual do Projeto Nonagenárias já conta com quase 50 participantes. Os próximos passos estão centrados no lançamento de livros e e-books, relatando com mais detalhes as histórias reais e as inúmeras vivências das NONAS. E mais: não há qualquer custo para as famílias das NONAS homenageadas.

Lançado em maio de 2021, o Nonagenárias totaliza mais de 200 horas de filmagens. E reúne, assim, uma valiosa bagagem de memórias e experiências proporcionada por mulheres que – com generosidade e carinho – são exemplo de amor ao próximo, vitalidade, compaixão e de esperança em um mundo melhor para todos.

“As NONAS não param de nos surpreender e alegrar. A cada episódio que vai ao ar, temos uma nova lição aprendida, uma qualidade exaltada e, acima de tudo, a oportunidade de perpetuar valores cada dia mais negligenciados, como generosidade, respeito e perdão”, frisa Luciana.

AMIZADE E DANÇA – Outra moradora de Matozinhos também já foi homenageada pelo Projeto Nonagenárias. Mais conhecida como ‘Anita’, a NONA Ana Monteiro de Castro Santos, de 98 anos,nasceu em Conselheiro Lafaiete, mas reside no município há mais de 20 anos.

Depois de casada, ela morou em Belo Horizonte e conta que, desde que se mudou para Matozinhos,cultiva amizades e recebe o carinho de vizinhos e conhecidos. Em suas lembranças, ela cita as viagens que fez com amigas para a Europa – Portugal, Espanha, França e Inglaterra – e também para outros estados brasileiros. 

Entre eles, Santa Catarina onde participou de um concurso do Mercosul. O grupo de dança folclórica, formado por integrantes do Instituto Cultural Núcleo de Arte, de Matozinhos, foi o grande vencedor em uma disputa com outros cinco países, ocorrida em Balneário Camboriú. Para assistir ao vídeo da NONA Ana Monteiro (clique aqui).

O Projeto Nonagenárias tem a parceria e patrocínio da Leite de Rosas®️ e Hon Brasil Negócios Imobiliários, com apoio da Drogaria Vital e da TSR – Correspondente Caixa Aqui.

SAIBA MAIS:

Siga o perfil no Instagram: @projetononagenarias

Inscreva-se no Canal no Youtube: Projeto Nonagenárias

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.