Moradores do bairro Bandeirantes, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, estão denunciando a falta de estrutura e segurança no Parque Ecológico, após a morte de um homem durante um festival de música. O incidente ocorreu na sexta-feira (21) e no sábado (22), quando o espaço sediou um grande evento musical, levando milhares de pessoas ao local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 25 anos, suspeito de furtar durante a festa, tentou atravessar a lagoa a nado e acabou se afogando. Adrienne Moore, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bandeirantes, afirmou que a tragédia era previsível devido à falta de segurança no parque durante eventos noturnos. Ela destacou que a área fica muito escura e que os moradores já haviam alertado a prefeitura sobre esses riscos desde 2022.
Além das preocupações com a segurança, os moradores também reclamam do ruído excessivo dos festivais, que afeta animais, crianças e idosos, e do trânsito caótico que dificulta a mobilidade na região, especialmente para emergências médicas.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a BHTrans realizou uma operação especial de trânsito durante o festival “Sensacional” e que a segurança e estrutura do evento são de responsabilidade dos organizadores, por se tratar de um evento privado. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) ainda não se pronunciou sobre as denúncias. A organização do festival “Sensacional” afirmou que segue todas as regras e protocolos de segurança exigidos para a realização do evento.
Fonte: O Tempo. Foto: Flávio Tavares/ O Tempo