quinta-feira, 28 de março de 2024

Contato

Moradores divulgam vídeo que mostra detonação próximo a bairros de Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um vídeo divulgado nas redes sociais, na sexta-feira (18), mostra o exato momento de uma detonação na empresa Lhoist, antiga Belocal, em Matozinhos. A imagem foi gravada por moradores.

Como já divulgado pelo Por Dentro de Tudo, as constantes detonações na área da empresa têm preocupado os moradores dos bairros Vista Alegre, São Miguel e Cruzeiro. Alguns reclamaram de trincas e rachaduras nos imóveis que seriam em decorrência do trabalho executado na mina.

As explosões na antiga Belocal já foi pauta reuniões e vistorias por parte da Defesa Civil Municipal e Meio Ambiente. Em 2018, a Defesa Civil acompanhou uma explosão na área de lavra e verificou dos dados colhidos de três sismógrafos nos bairros vizinhos para medir a propagação do som e as vibrações recebidas nestas áreas. O resultado dessa verificação, no entanto, não foi divulgado na época.

RESPOSTA – Em nota, a assessoria de imprensa da Lhoist informou que para avaliar detalhadamente o caso reportado, foi criado um grupo multidisciplinar composto pela Gerência de Fábrica da unidade, Coordenação de Mineração e equipe de Meio Ambiente. “Foram realizadas também, visitas nas casas de todos os moradores que registraram reclamação via canal direto da empresa. No momento, foi feita a avaliação estrutural das casas e monitoramento da intensidade da detonação no local. A empresa está aguardando a conclusão desses laudos. Além disso, a partir do mês de outubro, até dezembro/2020, será feito o monitoramento de 100% das detonações da unidade”, informou.

A empresa reforçou que as operações estão em conformidade com todas as normas legais e técnicas vigentes. “Realizamos o controle dos efeitos gerados pelas detonações (atividade inerente ao processo de mineração), por meio de monitoramentos com equipamentos específicos e profissionais habilitados. Até o momento, não temos registros de anomalias nas medições realizadas no entorno da empresa e nas comunidades vizinhas. Reforçamos, que a empresa, possui um canal de suporte às comunidades vizinhas, e qualquer ocorrência pode ser registrada em nossas portarias ou pelo telefone (31) 3712-9550”, concluiu.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.