segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Contato

Moradores do Teotônio Batista de Freitas, em Pedro Leopoldo, reclamam da falta de água há uma semana e cobram soluções urgentes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Moradores do bairro Teotônio Batista de Freitas, em Pedro Leopoldo, reclamam da falta crônica de água. Há pelo menos 7 dias, os residentes do bairro vêm enfrentando uma escassez, resultando em dificuldades diárias e, em alguns casos, até mesmo na interrupção de atividades essenciais.

A situação atingiu seu ápice na última quarta-feira e persiste até o momento, deixando os moradores à mercê da irregularidade no fornecimento de água. Os relatos indicam que, quando a água é restabelecida, a pressão é tão fraca que não é suficiente para alcançar as caixas d’água, principalmente nas áreas mais elevadas do bairro.

Para a população local, a falta de água não se limita apenas às atividades domésticas básicas, como beber e cozinhar. As escolas e creches também podem ser afetadas, prejudicando o andamento das atividades educacionais.

Em entrevista, um morador, que reside na parte alta do bairro (Rua Santo Antônio, número 121), compartilhou sua frustração: “Estamos enfrentando uma situação muito difícil. Comprar água tornou-se uma necessidade diária, e mesmo assim, não é garantia de suprimento constante. A água chega tão fraca que mal consegue subir para nossas caixas d’água.”

A comunidade do bairro da Lua clama por uma intervenção rápida e eficaz das autoridades competentes, buscando soluções para o problema que afeta diretamente a qualidade de vida de seus moradores.

Tentamos contato com a COPASA, mas não obtivemos sucesso.

RESPOSTA DA PREFEITURA

O descaso da COPASA com a população já ultrapassou todos os limites! Várias cidades estão sofrendo com a falta de água, assim como Pedro Leopoldo. A Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal, tem feito tudo o que lhe é permitido por lei, para auxiliar a população neste momento difícil para todos e que é de total responsabilidade da COPASA.

Nos últimos dias foi feita novamente a distribuição humanitária de água potável na área verde e parte mais alta do Teotônio Batista de Freitas, Bairro Sônia Romanelli, Portal das Acácias, Felipe Cláudio e Dom Camilo, com caminhão-pipa da Prefeitura.

A COPASA continua não dando o retorno esperado e sequer tem respondido os pedidos da administração, para apresentar informações para serem repassadas à população. Diante de tanto absurdo, a Prefeitura, através de seu setor jurídico, já notificou administrativamente a COPASA e entrou com uma Ação Civil Pública contra a Copasa, já com sentença e procedência. A COPASA recorreu da referida sentença mas o jurídico entrou, também, com pedido de cumprimento provisório da decisão. Há também um procedimento no Ministério Público contra a COPASA, iniciativa que tem todo apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo.

A atual administração está em constante monitoramento da situação e permanece à disposição da comunidade para qualquer suporte necessário e dentro da legalidade. Reforçamos a importância da colaboração e solidariedade entre os moradores durante momentos desafiadores como esses.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.