Um morcego recolhido pela equipe de Zoonose na regional Leste de Belo Horizonte testou positivo para a raiva. A informação foi confirmada pelo Executivo municipal nesta sexta-feira (22). Uma série de medidas estão sendo tomadas com os animais encontrados próximo de onde estava o mamífero e a população está sendo orientada.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), já foram iniciadas medidas preventivas e de bloqueio vacinal de cães e gatos num raio de cerca de 300 metros do local onde o animal foi encontrado.
“Os agentes de zoonoses também estão repassando orientações quanto aos cuidados e monitorando a população no entorno, por meio de busca ativa, para verificar se houve algum contato de moradores com o morcego”, informou em nota.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) explicou ainda que a circulação do vírus da raiva é mantida sob “vigilância contínua”. A população é orientada a não tocar e nem tentar remover animais com comportamento anormal. O correto é acionar os serviços de zoonose, pois uma equipe será enviada para realizar o recolhimento da forma correta e iniciar ações preventivas e de bloqueio.
Em quatro centros de esterilização acontece a vacinação contra a raiva em cães e gatos. O Centro de Controle de Zoonoses funciona das 8h às 16h na rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo, e também é uma opção para a imunização dos animais domésticos.

















